Acesse a
extranet

Menu

Notícias

28 de dezembro de 2018

Início da obra da Linha Leste do Metrofor confirmado

A obra vai construir o trecho do Metrofor que liga as estações Tirol, no Centro da capital, e Papicu
O Ministério das Cidades concedeu, nesta sexta-feira (28) a chamada Autorização de Início de Objeto para primeira etapa da implantação da Linha Leste do Metrô de Fortaleza. O documento foi assinado um dia após o presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (MDB-CE), receber em reunião o ministro Alexandre Baldy e o governador Camilo Santana. 

A AIO é assinada pelo Secretário-Executivo da pasta, Silvani Alves Pereira, endereçado à Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (Semob). O documento libera R$ 500.803.555,51 do Orçamento Geral da União, valores que serão operacionalizados pela Caixa Econômica Federal.

A obra vai construir o trecho do Metrofor que liga as estações Tirol, no Centro da capital, e Papicu. Os trabalhos contam ainda com financiamento do BNDES, no valor de R$ 1 bilhão, cuja aprovação também contou com a articulação de Eunício, e recursos do Tesouro Estadual.

Serão7,3 km de extensão da linha ligando o Centro ao Papicu, com uma estação de superfície (Tirol-Moura Brasil) e outras quatro subterrâneas (Chico da Silva, Colégio Militar, Nunes Valente e Papicu). A expectativa é de que toda a Região Metropolitana de Fortaleza seja beneficiada, uma vez que a Linha será integrada ao VLT Parangaba-Mucuripe, às Linhas Oeste e Sul do Metrofor e ao Terminal de Ônibus do Papicu.

Para Eunício, a liberação da obra é um momento de muita alegria, por se tratar de esforço conjunto que vai beneficiar milhões de pessoas que se utilizam do transporte coletivo na região. Ele destacou o empenho de Camilo o compromisso de Baldy que fizeram com que a obra seja hoje uma realidade.
Instagram